O Núcleo de Estudos Organizacionais-NEO é um núcleo de estudos multicampi da Universidade Federal do Tocantins. Fundado em 2013 possui como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, primando pelo beneficio dos acadêmicos e da comunidade empresarial.

O trabalho do NEO é, dentre outros, o de formar, assessorar e acompanhar as iniciativas empresariais que tenham o cunho corporativo, coletivo e solidário, isto é, Empreendimentos para geração de trabalho e renda.

A investida da Universidade Federal do Tocantins, nesta área, não é permeada apenas pela possibilidade de inserir estes/as trabalhadores/as novamente no mercado de trabalho, mas, principalmente, pelas alternativas que este tipo de projeto possa proporcionar, como:

Novas formas de gestão do trabalho;

Novas relações de trabalho;

Novas relações humanas;

Relação direta entre trabalho e educação continuada;

Melhor qualidade de vida para os colaboradores.

Dentro dessa perspectiva, há o desafio de se buscar o engajamento de diversos segmentos da Universidade, fortalecendo o compromisso social dessa Universidade com comunidades e o desenvolvimento de tecnologias e produção de bens materiais. Isto possibilita, também, realizar a sistematização entre ensino, pesquisa e extensão, trazendo para as Organizações e Colaboradores o respaldo de um centro de produção de saber e desenvolvimento tecnológico.
O NEO entende que a realidade é interdisciplinar e, diante disso, a produção de conhecimento deve, também, fundamentar-se no caráter dialético da realidade social e em toda complexidade que a envolve.
Com base neste contexto e a partir de iniciativas locais, das comunidades, dos bairros, dos trabalhadores das cidades e do campo, o NEO busca realizar, entre outras, as seguintes atividades:

Cursos de capacitação e pós-graduação (lato sensu);

Formação de lideranças e agentes de desenvolvimento;

Prospecção e análise de mercados;

Capacitação em gestão contábil e planejamento estratégico;

Organização de redes, feiras e eventos, conferências, etc;

Mapeamento e Levantamento da situação econômica dos empreendimentos;

Intercâmbio dos resultados de pesquisa e extensão e publicação com a comunidade científica em geral;